segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

No Programa Palco Brasil do dia 26 de Dezembro participação do Violinista Thiago Formiga Spalla da OSPB  

THIAGO FORMIGA SPALLA DA OSPB NO PROGRAMA PALCO BRASIL DIA 26 DE DEZEMBRO



Thiago Formiga é natural de João Pessoa – PB, Thiago Formiga é Bacharel em violino pela Universidade Federal da Paraíba na classe do prof. Yerko Tabilo e Mestre em Performance pela Duquesne University na classe do prof. Charles Stegeman. Durante seus anos de estudo teve a oportunidade de participar como membro ou músico convidado de inúmeras orquestras no Brasil e Estados Unidos, incluindo a Orquestra Sinfônica da Paraíba, Oquestra Sinfônica do Theatro da Paz e Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa no Brasil, e a Wheeling Symphony Orchestra, Westmoreland Symphony Orchestra and Altoona Symphony Orchestra nos Estados Unidos. Enquanto Bacharelando, Thiago participou de inúmeros fesivais de música onde teve a oportunidade de trabalhar com grandes mestres do violino, dentre eles Andres Cardenes, Ole Bohn, Leon Spierer, Mirian Fried, Schmuel Ashkenazy, Simon Bernadini e Gilles Apap. Em 2011 participou, junto ao Quinteto Uirapuru, do Festival Internacional de Música de Belém do Pará, onde apresentou um repertorio armorial com músicas de Rucker Bezerra a Guerra-Peixe.
Entre 2012 e 2014, durante seu mestrado, Thiago Formiga foi Spalla da Duquesne Symphony Orchestra e primeiro violino do Frances DeBroff Graduate Quartet. Em 2012 foi vencendor da Duquesne Concerto Competition, quando atuou como solista junto a Duquesne Symphony Orchestra. Em Junho de 2014, ainda nos Unidos, participou do Sunflower Music Festival em Topeka – Kansas, com o Fauré Piano Quintet sob a orientação do pianista David Allen Wehr. Atualmente Thiago Formiga é o Spalla da Orquestra Sinfônica da Paraíba e membro integrante do Quinteto da Paraíba e do Quarteto Eli-Eri.


No Programa Palco Brasil do dia 19 de Dezembro participação do Professora Doutora Luceni Caetano

DOUTORA LUCENI CAETANO NO PROGRAMA PALCO BRASIL DIA 19 DE DEZEMBRO

                     
Luceni Caetano da Silva, natural de João Pessoa - Paraíba é graduada em Bacharelado em Música – flauta transversal (1985); com Especialização em Artes: "Fundamentos Metodológicos da Apreciação e Crítica no ensino das Artes" (1997) e o Doutorado em Letras, na área de Literatura e Cultura (2006), todos os títulos obtidos pela Universidade Federal da Paraíba, instituição que ingressou como professora, por concurso público, para lecionar no Departamento de Artes, no então campus de Campina Grande em 1985, sendo transferida para o Departamento de Música, de João Pessoa, em 1991, onde atua, presentemente, como professora do Bacharelado em Música. Ensina na Extensão, Graduação e Pós - Graduação de Música, é coordenadora do projeto de extensão da Orquestra Sinfônica Jovem da UFPB desde 1999, coordenou a Orquestra Sinfônica da UFPB em 2013 e 2014, é Assessora de Extensão do Centro de Comunicação, Turismo e Artes - CCTA desde 2012 e coordena o grupo de pesquisa LEMUPA – Leitura Musical na Paraíba, que desenvolve estudos sobre a história da música e da educação musical da Paraíba. Possui experiência na área de Artes em projeto social, com ênfase em instrumentação musical e atua principalmente nos seguintes temas: Gazzi de Sá, educação musical e história da música e do canto orfeônico na Paraíba das décadas de 1930 a 1950. Publicou a tese de doutorado em  livro, em 2013, intitulado: Gazzi de Sá e o prelúdio da educação musical na Paraíba (1930-1950). Com o projeto da orquestra vinculado aos Projetos de Extensão da UFPB – Probex ganhou por três vezes, junto com a equipe da orquestra, o Prêmio ELO CIDADÃO, destinado aos melhores projetos de extensão da UFPB, apresentados nos Encontros Anuais de Extensão da instituição.


No Programa Palco Brasil do dia 12 de Dezembro participação do Professora Doutora Maura Pena



DOUTORA MAURA PENA NO PROGRAMA PALCO BRASIL DIA 12 DE DEZEMBRO



                    

Maura Penna - Graduada em Música e Educação Artística pela Universidade de Brasília. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba. Doutora em Lingüística pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é Professora Adjunto III do Departamento de Educação Musical da Universidade Federal da Paraíba/UFPB, atuando na Licenciatura em Música e no Programa de Pós-Graduação em Música e coordenando o Grupo de Pesquisa Música, Cultura e EducaçãoEntre 1984 e 2003, trabalhou na UFPB, na Licenciatura em Educação Artística, atuando também no Mestrado em Educação. Entre março de 2004 e agosto de 2009, lecionou na Universidade Estadual da Paraíba, na graduação em Pedagogia e no Mestrado em Literatura e Interculturalidade. Autora de livros – comoMúsica(s) e seu ensino (Editora Sulina) – e de diversos artigos sobre educação musical, ensino das artes, música e cultura, publicados em periódicos científicos, coletâneas e anais de congressos.

No Programa Palco Brasil do dia 05 de Dezembro participação do Professor Léo  Meira

LÉO MEIRA NO PROGRAMA PALCO BRASIL DIA 05 DE DEZEMBRO



    

Léo Meira é músico, compositor, produtor, arranjador, diretor musical e professor. Atualmente leciona na Universidade federal da Paraíba, onde atua como professor de guitarra elétrica e violão popular, além de ministrar aulas de harmonia e improvisação.Como músico atuou com nomes como Adeildo Vieira, Manuel Serafim, Os Nonatos, Chico Cesar, Sivuca, Léo Gandelman, Alcione, Arneldo Antunes, Roberto Sion, Geovan Morais, Metalúrgica Filipeia, Mistura Fina, Pinto do Acordeon, Flávio José, Xisto Medeiros, Zé Filho, Costinha, Fafá de Belém, Gessé Gel, OSPB, Escurinho, dentre outros, seja em disco, performances e em turnês no Brasil e no exterior. Como diretor musical, arranjador, produtor e compositor, já atuou em mais de trinta discos com artistas variados, além de montagens de shows. Recentemente dirigiu o mais recente trabalho de Adeildo Vieira e está terminando mais dois trabalhos com artistas locais.
No Programa Palco Brasil do dia 28 de Novembro participação do Professor Maestro Eduardo Nóbrega